Avançar para o conteúdo principal

Sopa do Campo



Na correria do dia à dia, com o cansaço e com a falta de tempo, ao decidir o que fazer para o jantar, muitas vezes acabo por cair sempre nas mesmas opções. E às vezes, confesso, que já aborrece! 

E neste fim de semana, estava numa dessas fases - aborrecida por fazer sempre as mesmas sopas. Resolvi pegar no livro da Bimby - As receitas essenciais, a ver se me inspirava, quando os meus olhos caíram nesta sopa. E pensei: "Está decidido. Vou fazer esta." Mais que não fosse porque tinha um repolho muito infeliz no frigorífico por ainda não ter destino. E nós não queremos ninguém infeliz cá em casa.

A verdade é que cá por casa adoramos sopas consistentes, independentemente da época do ano e por isso foi um sucesso. Apesar de ter consciência de que esta é uma sopa mais propicia ao tempo frio.




Ingredientes:
200 g de couve lombarda
1 alho francês às rodelas (só parte branca)
1 cebola
70 g de bacon às tiras
40 g de azeite
300 g de cenoura
1/2 nabo
1 caldo de carne ou sal q.b. (usei o caldo de carne)
700 g de água
1 lata grande de feijão encarnado




Na varoma, coloque a couve lombarda cortada em juliana e reserve.

Coloque no copo o alho francês, a cebola e pique 3 seg / vel 5.

Adicione o bacon, o azeite e refogue 5 min / Varoma / Vel 1.

Junte a cenoura e o nabo cortados em pedaços, o caldo, a água e metade do feijão encarnado escorrido. Coloque a varoma e programe 25 min / Varoma / Vel 1.

Retire a varoma e reserve. Coloque o copo de medida, programe 1 min e vá progressivamente até à vel 7.

Junte a couve e o restante feijão.

Se ficar muito espessa, junte um pouco de água a gosto e retifique os temperos.

Comentários

  1. Olá:)

    Eu adoro sopa em qualquer altura do ano e adorei a tua sugestão - deliciosa e reconfortante:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As sopas são sempre as melhores sugestões. Adoro durante todo o ano.

    Há passatempo a decorrer no meu blog para Portugal e Espanha, é fácil participar. Convido a ver:

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/2014/08/passatempo-receita-mais-fresca-deste.html

    ResponderEliminar
  3. sabe tão bem, seja verão ou inverno!Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Huuummm!!Uma sopinha quente é sempre reconfortante no inverno!Aqui, gostamos demais de sopa, apesar do nosso clima tropical!As sugestões estão ótimas!Bj.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,