Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Maçã Riscadinha de Palmela



Um fruto típico da minha zona é a maçã riscadinha, que só cresce em pomares na região envolvente a Palmela. A Maçã Riscadinha é achatada, apresenta manchas características na pele avermelhada e distingue-se pelo intenso aroma. 

Macia, doce e sumarenta, esta variedade tem a particularidade de desabrochar unicamente nesta região, amadurecendo em meados de Julho. A produção da Maçã Riscadinha remonta ao século XIX. Os pomares mais antigos situam-se em Vale dos Barris. A tradicional Maçã Riscadinha de Palmela foi reconhecida com a Denominação de Origem Protegida (DOP) pela Comissão Europeia em 2013.



E com este belo fruto, colhido na nossa quinta, faz-se uma das delícias da gastronomia regional de Palmela – Tarte de Maçã Riscadinha. Adaptei a receita à bimby e ficou fantástica!


Ingredientes:
360 grs. de farinha
180 grs. de açucar
180 grs. de margarina à temperatura ambiente
3 ovos
1 c. de chá fermento em pó.
3 maçãs riscadinhas

Canela q.b
Açucar q.b





No copo da bimby coloque o açúcar e manteiga e programe 2 min / Vel 4. Quando terminar, coloque a bimby novamente em funcionamento na Vel 4 e adicione, um a um, os ovos pelo bucal, deixando envolver entre cada adição cerca de 20 seg.

Adicione de uma só vez a farinha juntamente com o fermento e programe na Vel Espiga / 2 min.

Por fim junte 1 maçã picada e envolva na vel 4 / 20 Seg.

Deite o preparado numa tarteira, previamente untada e polvilhada (eu coloquei papel vegetal barrado na tarteira). Por cima da massa disponha as restantes maçãs cortadas em meias-luas. Polvilhe com açúcar e canela e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca 40 min.

Acompanhe com um fantástico moscatel de Setúbal :)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. ...

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura ...