Apresento-vos o meu primeiro pudim!
É verdade, nunca tinha feito um pudim, dá para acreditar? Ou melhor o único pudim que costumo fazer é o da Boca Doce, pois é sempre o que as miúdas e o marido querem. Sempre que falo em fazer um pudim caseiro torcem logo o nariz. E uma vez que pudim também não é uma das minhas sobremesas favoritas, apesar de gostar, a vontade de o fazer acaba logo por morrer na praia.
Mas, há alguns dias atrás, num almoço num restaurante, quis o destino que o marido comesse pudim de pão. E gostou! E este fim de semana, como tinha pão duro para lhe dar destino, decidi-me! É desta que vou dar uso à forma de pudim que está há anos no armário à espera. E resolvi fazê-lo na Bimby.
O pudim ficou muito bom, mas não correu na perfeição, pois saiu um pouco por fora. :(
Confesso que me assustei quando abri a panela pois pensei que a água tinha entrado na forma e o pudim estaria estragado, apesar de não ter colocado muita água já para prevenir a situação. Mas quando o tirei percebi que estava sequinho e que na realidade tinha era saído por fora.
Como foi o meu primeiro, não cheguei a perceber se é a forma que é pequena (há formas de vários tamanhos ou é standard?) ou se a quantidade é que era muita.
Enfim, seja como for, ficou aprovado pelos "esquisitinhos" cá de casa :) Irei voltar a fazer, mas da próxima vez farei no forno numa forma de bolo a ver se a coisa corre melhor.
Ingredientes:
250 g de pão duro (de 2 ou 3 dias)
750 ml de leite
1 laranja
220 g de açucar
50 g de manteiga
5 ovos
Caramelo liquido
Corte o pão em fatias muito finas. Reserve.
Na bimby leve o leite a aquecer, na temp 100ºC / Vel 1 / 5 min. Quando estiver quente deite o leite por cima do pão e deixe repousar uns 10 min.
Passado esse tempo verta o pão com o leite na bimby e envolva bem durante uns segundos na vel. 4. Junte a manteiga e programe mais 30 seg / Vel 4.
Junte os ovos, o açucar, o sumo e a raspa da laranja. Programe 30 seg / Vel 4. Depois triture tudo muito bem indo progressivamente da vel 5 -7 - 9 durante uns segundos em cada.
Deite este preparado numa forma com caramelo e leve-o a cozer com tampa na panela de pressão em banho maria. Quando apitar, desligue ao fim de 20m. Deixe arrefecer e desenforme só depois frio.
Fonte: http://www.saborintenso.com/f86/pudim-pao-iv-25338/
Fonte: http://www.saborintenso.com/f86/pudim-pao-iv-25338/
Olá,
ResponderEliminarCa por causa quando temos pão já um bocado duro que minguém come também é aproveitado para fazer pudim de pão :P
Beijinhos
Carla Sofia
http://amaderensecarlasofia.blogspot.pt
o pudim de pão ficou com muito bom aspecto, já comia uma fatia!
ResponderEliminarbeijinhos
Olá CC,
ResponderEliminarTambém tens esquisitinhos, não é ? :)
Junta-te a mim, embora no meu caso seja somente a filhota ! :)
Para primeira vez penso que te saíste muitissimo bem, o teu pudim de pão tem uma cor linda e uma consistência que parece fantástica, mesmo que tenha vindo por fora.
Sim, há vários tamanhos de formas de pudim, não sei é qual é a maior ! :(
Beijinhos*
Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt
Nunca fiz mas ando com muita curiosidade de experimentar este pudim!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Adoro pudins e este está com uma cor maravilhosa!
ResponderEliminarHummm que vontade de dar uma dentadinha :)
Bjs