Avançar para o conteúdo principal

Bolo Formiga de Claras e 1º Aniversário


Meu Deus e já passou 1 ano desde que comecei esta aventura e publiquei o 1º post! Ainda um pouco indecisa, ainda em espécie de teste, de "vamos lá ver o que isto vai dar". E de repente já passou 1 ano e eu já não dispenso o meu blog, mesmo não conseguindo publicar todos dias, mesmo não podendo visitar as vossas cozinhas tanto como gostaria. Este mundo já faz parte da minha rotina.

Quero agradecer a todos os que por cá passaram no ultimo ano, quer tenham comentado ou não. Fico muito feliz por cada visita vossa. Espero que continuem desse lado a acompanhar o que sai desta minha modesta cozinha.

Para comemorar, resolvi aproveitar umas claras que tinha no congelador e fazer uma imitação, à minha maneira, do bolo formiga. Ficou muito fofinho e húmido. Ficou aprovadíssimo! Definitivamente, a repetir.




Ingredientes:
6 claras
150 g de açucar
180 de farinha
1 dl de oleo
1 iogurte liquido de morango
1 c. chá de fermento em pó
30 g granulado de chocolate


Bimby:
No copo coloque a borboleta e as claras, já descongeladas ou desfeitas*, e bata-as em castelo, na Vel. 4 / 6 min / Temp. 37ºC. Retire-as e reserve.

Sem lavar o copo, coloque o açúcar e o iogurte e programe Vel 4 / 2 m. A seguir junte a farinha, o fermento e o óleo e volte a programar Vel. 4 / 2 min.

Sem bater, envolva nas claras em castelo e no granulado com uma colher de pau. Verta o preparado numa forma de buraco, untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pre-áquecido a 180ºC até estar cozido.

*Por norma congelo em caixas as claras que me sobram e muitas das vezes resolvo fazer qualquer coisa com elas sem ter planeado atempadamente. Conclusão: quando preciso delas estão congeladas! Quando isso acontece faço da seguinte forma: Passo a caixa por água morna e retiro o conteúdo e coloco-o na bimby. Dou uns toques de turbo para as partir e quando estão bem desfeitas coloco a borboleta e bato-as em castelo conforme indicado em cima.


Tradicional:
Bata as claras, já descongeladas, em castelo. Reserve.

Bata o açucar e o iogurte muito bem. Junte a farinha, o fermento e o óleo e bata tudo até ficar bem ligado.

Sem bater, envolva as claras em castelo e o granulado com uma colher de pau. Verta o preparado numa forma de buraco, untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pre-áquecido a 180ºC até estar cozido.

Comentários

  1. Parabéns pelo primeiro aniversário ,que venham muitos mais,
    Gostei muito do teu bolo,perfeito para acompanhar um café
    bj

    ResponderEliminar
  2. Essa fatia pode ser para mim? Tem um aspecto bem fofinho..
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns por este 1º aniversário do blog! E que bolinho delicioso para comemorar esta data!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns!
    O bolo ficou mesmo com ar de guloso

    ResponderEliminar
  5. Parabéns!! O bolo ficou com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá CC,

    Quer venha vestida de Chocolate (como agora), quer venha vestida de Brisa Maritima, a verdade é que tenho sempre imenso prazer em passar para ver as tuas traquinices na cozinha ! :)
    Muitos parabéns por este primeiro aniversário do teu blogue, espero que possas continuar connosco e a partilhar as tuas delicias !
    Um grande beiinho de parabéns e adorei o bolo com que assinalas esta data, está muito apetitoso e deve ser certamente delicioso ! :)

    Um beijinho grande *

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo 1º aniversário do teu blog! Que venham muitos mais e sempre com receitas deliciosas como este belo bolo formiga - até tem o meu nome:)

    A minha Casinha hoje também está de parabéns - anda lá festejar:):):)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo aniversário CC, espero que estejas sempre desse lado, pois eu estarei aqui para te visitar :)
    Adorei o teu bolinho de claras pintalgado com chocolate, ficou mesmo apetitoso.
    Também congelo claras e uso em bolos e biscoitos
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Adorei esta sugestão. Não conhecia este cantinho e já passei a fazer parte dele. :-)

    Beijinhos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. ...

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura ...