Avançar para o conteúdo principal

Bolo Rei


Esta é uma receita de familia e desde que me conheço que está presente na mesa no Natal. A receita foi adaptada á MFP por mim, mas antes era amassada á mão, sendo que a receita original dava para 3 bolos. A quantidade de fruta é a gosto - cá em casa não apreciamos muito as frutas cristalizadas, é apenas para dar um ar de sua graça :)

INGREDIENTES:
Fermento:
15 g de fermento de padeiro
0,5 dl de leite
Farinha de trigo
Sal

Massa:
450 g de farinha de trigo
1/2 cálice de vinho do Porto
3 ovos
95 g de margarina
110 g de açucar
80 g fruta cristalizada cortada aos pedacinhos
50 g passas nozes
100 g amêndoas
100 g pinhões
Fruta cristalizada inteira para enfeitar
1 gema de ovo
Açucar em pó



Fermento:
Algumas horas antes, desfaça o fermento de padeiro com o leite morno e junte o sal. Engrosse com a farinha até ter uma bola. Deixe levedar em local aquecido. 

Massa:
Na maquina do pão seleccione o programa “Massa” e coloque na cuba a farinha, o fermento já levêdo, os ovos, a margarina um pouco derretida e o vinho do Porto. Quando apitar, para adicionar os ultimos ingredientes antes de terminar o programa, junte as passas, as frutas cristalizadas e os frutos secos picados (reserve alguns inteiros para enfeitar o bolo) e deixe terminar o programa. 

Retire a massa, que se despega com facilidade da cuba e não fica agarrada às mãos, faça um rolo com as mãos, forme uma argola e coloque-a num tabuleiro untado ou num tapete de silicone. Enfeite o bolo com as frutas que reservou e pincele com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Depois de cozido, pincele-o com calda de açucar, que se faz da seguinte forma: leve ao lume 2 dl de água com 2 colheres de sopa de açucar e deixe ferver durante alguns minutos. Quando o bolo estiver frio enfeite com açucar em pó.

Comentários

  1. Nunca experimentei fazer bolo rei em casa, mas vou levar a receita, nunca se sabe ;) Ficou com um aspecto tão bom que talvez seja desta!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Que lindo ficou o teu bolo, mesmo apetitoso!

    ResponderEliminar
  3. É o meu doce de natal preferido :) bolo rei!
    O teu está lindíssimo :)
    A minha mãe fazia-o muito bem, todos os anos fazia mais do que um. Já fiz por duas vezes mas não me calhou muito bem e como cá em casa só eu é que gosto, acabo por comprar numa pastelaria onde são ótimos... talvez para o ano me aventure novamente.
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal No copo d