Avançar para o conteúdo principal

Lampreia de ovos






Os meus sogros adoram lampreia, mas eu, o N., os meus pais e as miudas não ligamos muito. Comemos uma colherzinha e ficamos satisfeitos. Por esse motivo não tem havido lampreia na mesa de natal, pois é um doce caro e com prazo de validade curto, acabando por ir parar ao lixo mais de metade - um desperdício!

Mas, como sei que eles gostam, este ano resolvi fazer uma mini lampreia. É um pouco aldrabada pois não tem a capa e os fios de ovos são de compra (não sei fazer) . Fiz apenas o doce de ovos. Mas serviu na perfeição. Aqui fica a sugestão

INGREDIENTES:
75 g agua
190g de açucar
7 gemas (ovos L)*
Fios de ovos de compra








No copo da bimby com a borboleta inserida, coloque a água, o açucar e as gemas. Programe 10 m / Vel.1 / Temp. Varoma. Depois de pronto, envolva 2/3 segundos na vel. 4. Deixe arrefecer.

Retire o doce de ovos, já frio, para uma travessa colocando-o sobre o comprido para lhe dar a forma de lampreia. Por cima decore com os fios de ovos, faça os olhos com uma cereja cristalizada cortada ao meio e a boca com uma amêndoa.

* O doce de ovos na bimby só fica no ponto com ovos de tamanho L. Pelo menos comigo. Já experimentei fazer com ovos mais pequenos mas não ficou no ponto.  

Comentários

  1. Uma boa sugestão, mas eu também não sou grande apreciadora, uma colherzinha satisfaz-me rapidamente..
    Desejo-lhe um bom ano com tudo de bom e boas surpresas!
    beijinhos
    paula

    htto://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Fica mesmo gira! O meu marido gosta imenso.

    ResponderEliminar
  3. Contrariamente a ti eu adoro lampreia de ovos, não comeria decerto somente uma colherita dessa tua, pois está perfeita e uma autêntica tentação ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Aqui esta uma coisa que me deixa com agua na boca...adoro.
    E a tua ficou fantástica.
    Descobri o teu blog por acaso e gostei muito .
    Bom ano
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,