Neste fim de semana fiz ainda croquetes. Como esteve um tempo "maravilhoso" e convidativo a ficar em casa, andei entretida de volta dos tachos :)
Os croquetes são para a festa de aniversário da minha filhota mais velha daqui a mais ou menos 3 semanas. Congelei a maioria deles e fritei só alguns para o jantar para verificar se efectivamente ficaram bons. Ficaram optimos! Definitivamente uma receita a repetir, até porque dada quantidade de croquetes que faz (cerca de 80) é optimo para termos na arca para quando é necessário uma refeição mais rápida.
A receita foi retirada do livro "As receitas essencias" da Bimby
INGREDIENTES:
1 cebola
2 cenouras
150 g de tomate
3 dentes de alho
50 g de azeite
1200 kg de carne para estufar (vaca + porco)
100 g de chouriço de carne
2 ovos para panar
Pão ralado q.b. para panar
Bechamel
Leite q.b.
200 g de farinha
50 g de margarina
sal e noz moscada q.b.
No copo da bimby coloque a cebola, as cenouras, o tomate, os alhos, o azeite e pique 5 seg / Vel 5. Refogue 5 min / Varoma / vel 1.
Quando terminar, adicione as carnes cortadas em cubos e programe 15 min / 100º / Vel 1. Mexa de vez em quando com a espátula para ir soltando a carne.
Quando terminar, deixe arrefecer um pouco, retire e escorra o molho com a ajuda do cesto. Reserve o molho. Coloque novamente a carne no copo, junte o chouriço e triture 20 seg / Vel 8. Reserve.
Sem lavar o copo pese metade do molho reservado e adicione o leite até perfazer 600 g de liquido no copo. Junte a farinha, a margarina, o sal, a noz moscada e programe 8 min / 90º / Vel 4.
Por fim, junte o molho béchamel à carne reservada e envolva tudo com a ajuda da espátula. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico durante pelo menos um dia para que a massa fique consistente e seja fácil moldar os croquetes.
No dia seguinte, molde os croquetes, passe-os por ovo batido e a seguir no pão ralado. Congele os croquetes e frite-os congelados em óleo quente e abundante.
Nunca fiz croquetes caseiros, mas esta receita parece ser muito boa! E rende imenso o que é óptimo!
ResponderEliminarBeijinhos*
Adoro uns salgadinhos caseiros!*
ResponderEliminarNunca fiz em casa, mas estes ficaram bem perfeitinhos
ResponderEliminarGosto mas nunca me deu para fazer.
ResponderEliminarGostei as tuas ficaram excelentes.
bj
Adoro croquetes... Vou levar um que já não como há séculos! :)
ResponderEliminarFicaram muito bonitos.
Um beijinho, M.
que lindos croquetes, adoro...
ResponderEliminarBeijinhos, bom final de semana
Gosto imenso de croquetes caseiros, ficam uma delícia e ainda por cima consegue-se aproveitar sobras de outras refeições! Eu faço sempre com carne já cozinhada de sobra.
ResponderEliminar