Avançar para o conteúdo principal

Croquetes


Neste fim de semana fiz ainda croquetes. Como esteve um tempo "maravilhoso" e convidativo a ficar em casa, andei entretida de volta dos tachos :)
Os croquetes são para a festa de aniversário da minha filhota mais velha daqui a mais ou menos 3 semanas. Congelei a maioria deles e fritei só alguns para o jantar para verificar se efectivamente ficaram bons. Ficaram optimos! Definitivamente uma receita a repetir, até porque dada quantidade de croquetes que faz (cerca de 80)  é optimo para termos na arca para quando é necessário uma refeição mais rápida.
A receita foi retirada do livro "As receitas essencias" da Bimby
INGREDIENTES:
1 cebola
2 cenouras
150 g de tomate
3 dentes de alho
50 g de azeite
1200 kg de carne para estufar (vaca + porco)
100 g de chouriço de carne
2 ovos para panar
Pão ralado q.b. para panar
Bechamel
Leite q.b.
200 g de farinha
50 g de margarina
sal e noz moscada q.b.


No copo da bimby coloque a cebola, as cenouras, o tomate, os alhos, o azeite e pique 5 seg / Vel 5. Refogue 5 min / Varoma / vel 1.
Quando terminar, adicione as carnes cortadas em cubos e programe 15 min / 100º / Vel 1. Mexa de vez em quando com a espátula para ir soltando a carne.
Quando terminar, deixe arrefecer um pouco, retire e escorra o molho com a ajuda do cesto. Reserve o molho. Coloque novamente a carne no copo, junte o chouriço e triture 20 seg / Vel 8. Reserve.
Sem lavar o copo pese metade do molho reservado e adicione o leite até perfazer 600 g de liquido no copo. Junte a farinha, a margarina, o sal, a noz moscada e programe 8 min / 90º / Vel 4.
Por fim, junte o molho béchamel à carne reservada e envolva tudo com a ajuda da espátula. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico durante pelo menos um dia para que a massa fique consistente e seja fácil moldar os croquetes.
No dia seguinte, molde os croquetes, passe-os por ovo batido e a seguir no pão ralado. Congele os croquetes e frite-os congelados em óleo quente e abundante.

Comentários

  1. Nunca fiz croquetes caseiros, mas esta receita parece ser muito boa! E rende imenso o que é óptimo!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Adoro uns salgadinhos caseiros!*

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz em casa, mas estes ficaram bem perfeitinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto mas nunca me deu para fazer.
    Gostei as tuas ficaram excelentes.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Adoro croquetes... Vou levar um que já não como há séculos! :)
    Ficaram muito bonitos.
    Um beijinho, M.

    ResponderEliminar
  6. que lindos croquetes, adoro...
    Beijinhos, bom final de semana

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso de croquetes caseiros, ficam uma delícia e ainda por cima consegue-se aproveitar sobras de outras refeições! Eu faço sempre com carne já cozinhada de sobra.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. ...

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura ...