Avançar para o conteúdo principal

Pavê de Chocolate


Olá! Olá!
Há tanto tempo que não venho aqui, Meu Deus!!!
É facto que tenho andado sem muita vontade de cozinhar e muito menos de postar. O que se pode comprovar pelas ultimas postagens – Mesmo básicas!!! LOL
Porém, não quero deixar morrer o blog. Na verdade penso regularmente nele e em postagens que gostaria de fazer, tenho sempre mil ideias – pô-las em prática é que é mais difícil pois a disponibilidade para o fazer é praticamente nula.
Mas, quero ver se dou a volta aqui ao estaminé e recomeçar com o blog. Pelo menos vou tentar :P.

E para reinicio, nada melhor que uma coisinha doce. Foi a primeira vez que fiz e foi um sucesso! Desapareceu num piscar de olhos :)

Pavê é um doce de origem francesa e seu nome deriva de uma palavra francesa - Pavage, que significa "pavimento". É feito em camadas alternadas de biscoito e creme.




Ingredientes:
Base:
1 chávena de leite
3 colheres de sopa chocolate em pó (usei Nesquik)
1 pacote de biscoitos la reine

Creme:
1 lata de leite condensado Nestlé
1 e 1/2 lata de leite
3  gemas
1 colher (sopa) de amido de milho (Farinha Maizena)
1 tira de chocolate de leite partido aos bocadinhos (usei Tablete Nestlé Classic Chocolate de Leite)
      
Cobertura:
3 claras  em neve
1 pacote de natas frescas (tipo Longa Vida)
 2 colheres (sopa) de açúcar
1 tira de chocolate de leite partido aos bocadinhos




Base:
Num recipiente, misture o leite com o chocolate em pó e molhe os  biscoitos la reine e disponha-os numa travessa. Reserve.

Creme:
Leve em lume brando o leite condensado, as gemas e o leite com o amido de milho dissolvido. Mexa com a vara de arames, sem parar, até engrossar. Deixe arrefecer até ficar morno e coloque sobre a camada de biscoitos la reine. Espalhe o chocolate partido sobre a camada de creme.
  
Cobertura:
Bata as claras e depois junte o açúcar até formar um suspiro bem firme. Reserve
Bata as natas até ficarem firmes. Misture-as delicadamente às claras batidas e coloque sobre a camada anterior. Espalhe novamente chocolate partido sobre a camada de creme.

Leve ao frigorífico até o momento de servir.

Comentários

  1. há muito que ando a pensar fazer uma sobremesa asim.. é que normalmente opto sempre por bolos! esta parece deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. há muito que ando a pensar fazer uma sobremesa asim.. é que normalmente opto sempre por bolos! esta parece deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Uma sobremesa que aprecio muito , a tua ficou uma delicia
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.  

INGREDIENTES:
700 tiras de choco
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 Lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
2 cenouras médias
100 g de ervilhas congeladas
6 batatas




Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha.
Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m.
Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m.
Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana. 
Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p. 
Logo, não há inspiração que aguente!
Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :)

INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal


No copo da bimby, coloque todos os ingredientes e progr…

Bolinhos Secos

Descobri por acaso esta receita quando andava à procura de outra, no meu caderninho. Há tanto tempo que não a fazia que até me já tinha esquecido dela. Esta foi uma das primeiras receitas que fiz, ainda adolescente, e na altura eram amassados à mão.

Agora são muito mais fáceis de fazer com a bimby como ajudante :) E ficaram tal e qual como me lembrava. Fiz este bolinhos no sábado de manhã para o lanche das pequenas e de uma amiguinha que veio cá brincar com elas nessa tarde. Só vos posso dizer uma coisa: não sobrou nem um! Num instantinho as miúdas devoraram todos os bolinhos. Eu só comi um e foi o que provei para ver se tinham ficado bons. Parece-me que vou ter de fazer mais :)
INGREDIENTES:
1 clara
3 gemas
250 g de farinha
1 c de chá de fermento
125 g de açúcar
125 g de margarina à temperatura ambiente



No copo da bimby coloque a borboleta e deite a clara. Programe 1m30s /vel 4, sem copo na tampa.
Retire a borboleta, junte as gemas e o açúcar e programe 2m / vel 4 e coloque o copo na…