Avançar para o conteúdo principal

Entrecosto no Forno com mel


Apesar do sol brilhar lá fora, a temperatura desceu e bem! Brrr!!!


E com a chegada dos dias frios, já apetece:
- enroscar no sofá com uma manta bem quentinha, a ler um livro ou a ver TV, com uma bebida bem quente a acompanhar (para mim seria café com leite).
- a lareira acesa, observar o crepitar das chamas, sentir o cheiro a lenha.
- comida de forno. Aquece a cozinha e é uma refeição que se faz praticamente sozinha – é só temperar, colocar no forno e, de vez em quando, dar uma espreitadela.

Para já, regalo-me com a ultima. Sabe a aconchego e conforto :)





Ingredientes:
1 tira de entrecosto
2 colheres de sopa de massa de pimentão
1 dl de vinho branco
1 caldo knorr de carne
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de mel
azeite
margarina
Batatas


Numa tigela misture a massa de pimentão, o vinho branco, o caldo knorr, partido aos bocadinhos, o molho inglês e o mel. Envolva bem e tempere a carne com este preparado e deixe marinar, no mínimo, cerca de 3 horas, no tabuleiro do forno.

Ligue o forno a 200ºC, regue a carne com azeite e distribua nozes de margarina por cima da mesma. Deixe assar cerca de 1h 30m, voltando a carne de vez em quando.

Entretanto, dê uma fervura às batatas, já descascadas e cortadas em cubos, mas sem que fiquem totalmente cozidas. Escorra a agua, e reserve.

Quando a carne estiver pronta, retire-a do forno e deixe-a repousar. Coloque as batatas no tabuleiro, envolva-as no molho e leve a assar. Sirva com uma salada.

Nota: Eu não me esqueci do sal. Na verdade, não o usei. A massa de pimentão e o caldo knorr têm sal suficiente para o gosto cá de casa :)

Comentários

  1. que bom aspecto!! Uma bela refeição!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro adoro adoro, ficou mesmo ao meu gosto. Nao resisto. Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bem, acho que não conhecia este cantinho que, por sinal, é um cantinho cheio de comidinha boa! Gosto muito de entrecosto! Há alguns dias comprei dois, um para fazer tipo esse e outro para fazer à moda aqui dos Açores! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.  

INGREDIENTES:
700 tiras de choco
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 Lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
2 cenouras médias
100 g de ervilhas congeladas
6 batatas




Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha.
Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m.
Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m.
Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana. 
Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p. 
Logo, não há inspiração que aguente!
Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :)

INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal


No copo da bimby, coloque todos os ingredientes e progr…

Bolinhos Secos

Descobri por acaso esta receita quando andava à procura de outra, no meu caderninho. Há tanto tempo que não a fazia que até me já tinha esquecido dela. Esta foi uma das primeiras receitas que fiz, ainda adolescente, e na altura eram amassados à mão.

Agora são muito mais fáceis de fazer com a bimby como ajudante :) E ficaram tal e qual como me lembrava. Fiz este bolinhos no sábado de manhã para o lanche das pequenas e de uma amiguinha que veio cá brincar com elas nessa tarde. Só vos posso dizer uma coisa: não sobrou nem um! Num instantinho as miúdas devoraram todos os bolinhos. Eu só comi um e foi o que provei para ver se tinham ficado bons. Parece-me que vou ter de fazer mais :)
INGREDIENTES:
1 clara
3 gemas
250 g de farinha
1 c de chá de fermento
125 g de açúcar
125 g de margarina à temperatura ambiente



No copo da bimby coloque a borboleta e deite a clara. Programe 1m30s /vel 4, sem copo na tampa.
Retire a borboleta, junte as gemas e o açúcar e programe 2m / vel 4 e coloque o copo na…