Avançar para o conteúdo principal

Entrecosto no Forno com mel


Apesar do sol brilhar lá fora, a temperatura desceu e bem! Brrr!!!


E com a chegada dos dias frios, já apetece:
- enroscar no sofá com uma manta bem quentinha, a ler um livro ou a ver TV, com uma bebida bem quente a acompanhar (para mim seria café com leite).
- a lareira acesa, observar o crepitar das chamas, sentir o cheiro a lenha.
- comida de forno. Aquece a cozinha e é uma refeição que se faz praticamente sozinha – é só temperar, colocar no forno e, de vez em quando, dar uma espreitadela.

Para já, regalo-me com a ultima. Sabe a aconchego e conforto :)





Ingredientes:
1 tira de entrecosto
2 colheres de sopa de massa de pimentão
1 dl de vinho branco
1 caldo knorr de carne
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de mel
azeite
margarina
Batatas


Numa tigela misture a massa de pimentão, o vinho branco, o caldo knorr, partido aos bocadinhos, o molho inglês e o mel. Envolva bem e tempere a carne com este preparado e deixe marinar, no mínimo, cerca de 3 horas, no tabuleiro do forno.

Ligue o forno a 200ºC, regue a carne com azeite e distribua nozes de margarina por cima da mesma. Deixe assar cerca de 1h 30m, voltando a carne de vez em quando.

Entretanto, dê uma fervura às batatas, já descascadas e cortadas em cubos, mas sem que fiquem totalmente cozidas. Escorra a agua, e reserve.

Quando a carne estiver pronta, retire-a do forno e deixe-a repousar. Coloque as batatas no tabuleiro, envolva-as no molho e leve a assar. Sirva com uma salada.

Nota: Eu não me esqueci do sal. Na verdade, não o usei. A massa de pimentão e o caldo knorr têm sal suficiente para o gosto cá de casa :)

Comentários

  1. que bom aspecto!! Uma bela refeição!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro adoro adoro, ficou mesmo ao meu gosto. Nao resisto. Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bem, acho que não conhecia este cantinho que, por sinal, é um cantinho cheio de comidinha boa! Gosto muito de entrecosto! Há alguns dias comprei dois, um para fazer tipo esse e outro para fazer à moda aqui dos Açores! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal No copo d