Avançar para o conteúdo principal

Bolo Pudim



Descobri esta receita no blog As Receitas lá de Casa e assim que a vi, pensei que teria de a experimentar. Fiquei curiosíssima com a particularidade em que o bolo "engole" o pudim e depois, como por artes mágicas, depois de tudo cozido, o bolo e o pudim estão separados como se tivessem sido feitos um de cada vez e colocado um em cima do outro. Na verdade, muitos dos convidados da festa pensaram que efectivamente tinha sido feito desta maneira. E ficaram admirados quando expliquei como realmente foi feito e eu continuo sem saber a explicação científica para isto acontecer.

Confesso que estava com algum receio que a coisa me saísse mal. Ainda mais porque era um bolo para a festa de aniversário da pequena e se corresse mal, já não havia volta a dar. Ainda apanhei um pequeno susto quando voltei a forma pela 1ª vez no prato - O bolo não saiu! - Depois com uma faca lá passei a toda a volta na forma e voltei a voltá-lo no prato e saiu perfeitinho. Fiquei tão contente, parecia uma criança depois de conseguir fazer alguma proeza nova :)


Ingredientes:

Bolo
3 ovos
1 chávena de chá de açucar
150g de manteiga
1 chávena e meia de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 chávena de chocolate em pó
meia chávena de leite

Pudim
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite normal (a lata medida é a do leite condensado)

Caramelo em frasco





Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque um tabuleiro com água a ferver, uma vez que o bolo-pudim vai cozer em banho-maria - eu comprei 1 forma quadrada onde coloquei a água. Barre a forma redonda sem buraco com caramelo e reserve.



Bolo

Bata o açúcar com os 3 ovos inteiros. Adicione a manteiga derretida e mexa novamente. Junte a farinha, o chocolate, o fermento e a meia chávena de leite. Bata bem. Deite na forma sobre o caramelo e reserve.


Pudim

Bata muito bem todos os ingredientes ao mesmo tempo e deite sobre a massa do bolo. A massa do bolo "engole" o pudim e este fica assim em contacto com o caramelo.
Leve ao forno a cozer em banho-maria cerca de uma hora. Desenforme depois de arrefecer completamente para não quebrar. (Este foi o ultimo bolo que fiz na sexta feira já à noite e só o desenformei no sábado de manhã, por isso podem perceber o meu receio)

Comentários

  1. Adoooooro Bolo pudim (ou bolodim como chamamos aqui em casa)... Sem dúvida é uma Deliciosa receita… Aliás, como todas as que você posta em seu Blog :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto mas os meus costumam ficar bem feios,pois abatem.
    O teu ficou lindo e tão perfeito.
    Parece ter ficado uma delicia.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Já tenho feito algumas vezes esse bolo pudim e sai-me sempre bem :) Aliás tenho a receita no meu blog. Ainda hoje fico maravilhada e intrigada ao ver o pudim a ser "engolido" :)
    Esse também ficou muito bonito :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz, mas está em lista de espera para experimentar, pois tenho muita curiosidade também :)
    Ficou 5 estrelas o teu!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro CC, já fiz um para o Brisa Maritima e de facto parece magia ! :)
    Ficou lindo e com um aspecto bem guloso esse teu ! :)



    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo e com um aspeto muito saboroso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Vi fazerem num programa de culinaria e achei girissimo! E parece delciioso

    ResponderEliminar
  8. Adoro, tb qd fiz a primeira ez fiquei desconfiada que ia dar desastre lol

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. uau mas que maravilha amei a receita esta divina aqui no brasil amamos este bolo pudim ..bjokas doces

    ResponderEliminar
  10. Esta sobremesa e mesmo surpreendente pela diferenca entre camadas que se cria durante o cozimento, mas tudo se explica pela gravidade. Fiquei a babar pelo aspecto lindo que o teu ficou.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.  

INGREDIENTES:
700 tiras de choco
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 Lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
2 cenouras médias
100 g de ervilhas congeladas
6 batatas




Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha.
Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m.
Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m.
Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana. 
Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p. 
Logo, não há inspiração que aguente!
Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :)

INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal


No copo da bimby, coloque todos os ingredientes e progr…

Bolinhos Secos

Descobri por acaso esta receita quando andava à procura de outra, no meu caderninho. Há tanto tempo que não a fazia que até me já tinha esquecido dela. Esta foi uma das primeiras receitas que fiz, ainda adolescente, e na altura eram amassados à mão.

Agora são muito mais fáceis de fazer com a bimby como ajudante :) E ficaram tal e qual como me lembrava. Fiz este bolinhos no sábado de manhã para o lanche das pequenas e de uma amiguinha que veio cá brincar com elas nessa tarde. Só vos posso dizer uma coisa: não sobrou nem um! Num instantinho as miúdas devoraram todos os bolinhos. Eu só comi um e foi o que provei para ver se tinham ficado bons. Parece-me que vou ter de fazer mais :)
INGREDIENTES:
1 clara
3 gemas
250 g de farinha
1 c de chá de fermento
125 g de açúcar
125 g de margarina à temperatura ambiente



No copo da bimby coloque a borboleta e deite a clara. Programe 1m30s /vel 4, sem copo na tampa.
Retire a borboleta, junte as gemas e o açúcar e programe 2m / vel 4 e coloque o copo na…