Avançar para o conteúdo principal

Rolo de Carne Recheado de Queijo e Fiambre



Tenho visto esta receita em vários blogs na internet e já há algum tempo que estava na minha "to do list", mas por uma ou por outra razão acabava sempre por adiar até porque, confesso, tinha algum receio que não corresse lá muito bem.

Mas, quando fui convidada para participar no passatempo do blog Prato Caseiro em parceria com a Terra Nostra decidi-me imediatamente por esta receita e correu lindamente. Afinal é mais fácil de fazer do que imaginava! 

Não segui nenhuma receita em particular, fui juntando algumas ideias e surgiu este rolo. Para mim só teve uma lacuna - faltou o verde, mais concretamente a salada - culpa minha, porque neste fim de semana não a comprei dado que o natal vai ser cá em casa e os meus pais e sogros trazem sempre kilos de salada.

Usei queijo light apenas por um motivo - não havia do outro - mas dada a qualidade da Terra Nostra tinha a certeza que ficaria optimo na mesma e não me enganei :)



Ingredientes:
1 kg de carne picada
1 embalagem de Queijo Terra Nostra
150 g de fiambre Nobre
sal
1 colher de sopa de alho em pó
1 c chá de molho de soja
Pimenta 5 bagas da Margão
Pão ralado
azeite



Tempere a carne com o sal, o molho de soja, o alho moído e a pimenta moída na hora. Envolva bem e deixe repousar 30m.

Na pedra estenda papel de alumínio, cubra com pão ralado (eu fiz pão ralado na bimby) e disponha a carne até formar um rectângulo. Coloque uma folha de alumínio por cima da carne e passe com o rolo da massa, por forma a ficar mais homogénea e unida. Retire a folha de alumínio e cubra a carne com fatias de queijo e fiambre.


Com a ajuda da folha de alumínio de baixo, enrole a carne por forma a ficar num rolo. Aperte bem nas extremidades e caso seja necessário coloque mais pão ralado para fechar bem.

Num travessa coloque um pouco de azeite e, ainda com a ajuda da folha de alumínio, coloque o rolo dentro da mesma.


Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30m aproximadamente.

Comentários

  1. Que bom aspecto, deve ficar muito saboroso

    ResponderEliminar
  2. Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo 2014!

    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    P.S. - Recebi a participação e está validada. Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,