Avançar para o conteúdo principal

Bolo Rápido de Maçã



Este sabado esteve um dia inteiro de chuva. Mesmo daqueles dias em só apetece estar em casa de lareira acesa. Ao final da tarde estava com vontade de fazer um bolo, mas dado o adiantado da hora e com o jantar ainda por fazer, não podia ser um bolo muito complicado. Depois de dar uma vista de olhos pelas minhas receitas, resolvi ir á net e descobri esta receita, que achei muito curiosa por não ser necessário bater nada. E não é que o bolo até ficou bom?
INGREDIENTES:
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar
1 colher de sopa de fermento em pó
50gr de margarina
2 maçãs
2 colheres de sopa de açucar para polvilhar
3 colheres de canela em pó
2 ovos
1 chávena de leite
* a chávena utilizada tem a capacidade de 200ml



Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Coloque numa tigela e polvilhe com as 2 colheres de açucar e 1 colher de chá de canela. Envolva bem e deixe ficar assim no minimo 30 m.
Passado os 30 m, ligue o forno a 200º eu unte uma assadeira de 24 x 24cm com bastante margarina. (a minha tinha 20 x 25 cm)

Misture bem os ingredientes secos e  coloque metade dos mesmos na assadeira untada. Em cima coloque as maçãs cortadas, com o líquido que formou e polvilhe com 2 colheres de chá de canela. Adicione pedacinhos de margarina e cubra com a mistura de ingredientes secos restante.

Misture o leite com os ovos batidos e deite por cima do preparado. Com um garfo espete a massa crua, e mexa ligeiramente  para que o líquido seja absorvido. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, até que esteja dourado

Comentários

  1. Olá!

    Esta minha visita "relâmpago" vem dar a conhecer uma iniciativa de Natal que visa OFERECER um elevado número de prendas, que temos angariado, ao maior n. possível de blogger's e gfc que se inscrevam. (Não é vender, nem trocar prendas. É oferecer.)

    É só isto: inscreverem-se! (Até dia 30 de Novembro).

    Já temos dezenas de prendas e gostávamos de levar um sorriso e um "miminho" ao maior número de nós, bloggers, que "convivemos" todo o ano e partilhamos alegrias e tristezas neste mundo que é a blogosfera.

    Foi tendo isso por base que surgiu a ideia: levar sorrisos e esperança a todos quanto estão a passar fases menos boas na vida com a crise que vivemos.

    Um beijinho,

    Belle du Jour

    http://arvore-natal-blogosfera.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Estava a ler a receita e deparei-me com algumas semelhanças com uma que eu faço várias vezes (só mudam as quantidades)e é realmente muito boa. Foi uma ótima sugestão:)
    Tenho-a desde os meus tempos de estudante, com o nome de " Torta de maça da vóvó Donalda"!! Há imensas versões da torta da vóvó Donalda...
    Bjns
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Parece muito pratico de fazer.
    Tenho que experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.  

INGREDIENTES:
700 tiras de choco
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 Lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
2 cenouras médias
100 g de ervilhas congeladas
6 batatas




Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha.
Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m.
Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m.
Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana. 
Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p. 
Logo, não há inspiração que aguente!
Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :)

INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal


No copo da bimby, coloque todos os ingredientes e progr…

Bolinhos Secos

Descobri por acaso esta receita quando andava à procura de outra, no meu caderninho. Há tanto tempo que não a fazia que até me já tinha esquecido dela. Esta foi uma das primeiras receitas que fiz, ainda adolescente, e na altura eram amassados à mão.

Agora são muito mais fáceis de fazer com a bimby como ajudante :) E ficaram tal e qual como me lembrava. Fiz este bolinhos no sábado de manhã para o lanche das pequenas e de uma amiguinha que veio cá brincar com elas nessa tarde. Só vos posso dizer uma coisa: não sobrou nem um! Num instantinho as miúdas devoraram todos os bolinhos. Eu só comi um e foi o que provei para ver se tinham ficado bons. Parece-me que vou ter de fazer mais :)
INGREDIENTES:
1 clara
3 gemas
250 g de farinha
1 c de chá de fermento
125 g de açúcar
125 g de margarina à temperatura ambiente



No copo da bimby coloque a borboleta e deite a clara. Programe 1m30s /vel 4, sem copo na tampa.
Retire a borboleta, junte as gemas e o açúcar e programe 2m / vel 4 e coloque o copo na…