Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Limão com Mousse de Chocolate Branco e Morangos



Este foi um dos bolos de sucesso da festa da pequena. Ficou simplesmente divinal!

A receita foi tirada do blog Fabrico Caseiro.

Ingredientes:
Bolo (fazer 2 vezes - 2 camadas)
3 ovos
125 g de açúcar
60 g de margarina derretida
1 limão (sumo e raspa)
200 g de farinha
1 c. chá de fermento em pó

Calda de Açúcar
2 dl de água
100 g de Açúcar

Mousse de Chocolate Branco
100 g de chocolate Branco (usei Pantagruel)
200 ml de natas para bater
1 c. sopa de sumo de limão
1 clara de ovo
1 colher de sopa de açúcar

Recheio e decoração
500 g de morangos




Mousse de Chocolate Branco
Começar primeiro pela mousse para ter tempo de ir ao frigorífico.

Derreter o chocolate branco em banho-maria. Quando estiver derretido juntar meio pacote de natas e o sumo de limão. Mexer bem até a mistura ficar brilhante. Retirar do calor e deixar arrefecer.

Entretanto bata a clara em castelo e depois acrescente o açúcar e bata mais um pouco.

À parte bata as restantes natas até ficarem presas e junte-as cuidadosamente à clara e ao chocolate derretido. Tape a taça com película aderente e leve ao frigorífico até à hora da montagem.

Bolo
No copo da bimby, coloque os ovos e o açucar e programe 3 min /temp 37ºC 7 Vel. 4. Quando terminar volte a programar 3 min / vel. 4.

Continuando a bater na vel 4., retire o copo e junte pela abertura a manteiga derretida, o sumo e a raspa de limão. Por fim junte a farinha e o fermento e programe 30 seg / vel. 4. 

Numa forma redonda sem buraco, untada e polvilhada, verta o preparado e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC. (cerca de 35 min). Quando estiver cozido desenforme, deixe arrefecer e repita todo o processo para a 2ª camada.

Calda de Açúcar
Enquanto os bolos arrefecem, prepare a calda de açúcar. Leve ao lume o açúcar com a água num tacho e deixe levantar fervura. Depois baixe o lume e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do calor e deixe arrefecer.

Recheio e Decoração
Lave muito bem os morangos e retire-lhes o pendúculo. Corte metade dos morangos em cubinhos e reserve a outra metade inteiros.

Montagem
Pique ambas as partes do bolo com um garfo e regue com a calda de açúcar. Cubra uma das metades, generosamente, com metade da mousse e por cima coloque os morangos aos cubos. Cubra com a outra metade do bolo. Por cima coloque a restante mousse e decore com os morangos inteiros. Leve ao frigorífico até à hora de servir.


Comentários

  1. Que maravilha, deve ter sido mesmo um sucesso :)

    Beijinho e bom fim-de-semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspecto magnifico :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo e com essa mousse deve ter ficado uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bolinho tão lindo e com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Ficou um bolo lindo, mesmo como eu gosto!
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,