Avançar para o conteúdo principal

Pudim de Pão


Apresento-vos o meu primeiro pudim!

É verdade, nunca tinha feito um pudim, dá para acreditar? Ou melhor o único pudim que costumo fazer é o da Boca Doce, pois é sempre o que as miúdas e o marido querem. Sempre que falo em fazer um pudim caseiro torcem logo o nariz. E uma vez que pudim também não é uma das minhas sobremesas favoritas, apesar de gostar, a vontade de o fazer acaba logo por morrer na praia.

Mas, há alguns dias atrás, num almoço num restaurante, quis o destino que o marido comesse pudim de pão. E gostou! E este fim de semana, como tinha pão duro para lhe dar destino, decidi-me! É desta que vou dar uso à forma de pudim que está há anos no armário à espera. E resolvi fazê-lo na Bimby.

O pudim ficou muito bom, mas não correu na perfeição, pois saiu um pouco por fora. :(

Confesso que me assustei quando abri a panela pois pensei que a água tinha entrado na forma e o pudim estaria estragado, apesar de não ter colocado muita água já para prevenir a situação. Mas quando o tirei percebi que estava sequinho e que na realidade tinha era saído por fora.

Como foi o meu primeiro, não cheguei a perceber se é a forma que é pequena (há formas de vários tamanhos ou é standard?) ou se a quantidade é que era muita. 

Enfim, seja como for, ficou aprovado pelos "esquisitinhos" cá de casa :) Irei voltar a fazer, mas da próxima vez farei no forno numa forma de bolo a ver se a coisa corre melhor.



Ingredientes:
250 g de pão duro (de 2 ou 3 dias)
750 ml de leite
1 laranja
220 g de açucar
50 g de manteiga
5 ovos
Caramelo liquido



Corte o pão em fatias muito finas. Reserve.

Na bimby leve o leite a aquecer, na temp 100ºC / Vel 1 / 5 min. Quando estiver quente deite o leite por cima do pão e deixe repousar uns 10 min.

Passado esse tempo verta o pão com o leite na bimby e envolva bem durante uns segundos na vel. 4. Junte a manteiga e programe mais 30 seg / Vel 4.

Junte os ovos, o açucar, o sumo e a raspa da laranja. Programe 30 seg / Vel 4. Depois triture tudo muito bem indo progressivamente da vel 5 -7 - 9 durante uns segundos em cada.

Deite este preparado numa forma com caramelo e leve-o a cozer com tampa na panela de pressão em banho maria. Quando apitar, desligue ao fim de 20m. Deixe arrefecer e desenforme só depois frio.


Fonte: http://www.saborintenso.com/f86/pudim-pao-iv-25338/

Comentários

  1. Olá,
    Ca por causa quando temos pão já um bocado duro que minguém come também é aproveitado para fazer pudim de pão :P

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amaderensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. o pudim de pão ficou com muito bom aspecto, já comia uma fatia!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá CC,

    Também tens esquisitinhos, não é ? :)
    Junta-te a mim, embora no meu caso seja somente a filhota ! :)

    Para primeira vez penso que te saíste muitissimo bem, o teu pudim de pão tem uma cor linda e uma consistência que parece fantástica, mesmo que tenha vindo por fora.
    Sim, há vários tamanhos de formas de pudim, não sei é qual é a maior ! :(

    Beijinhos*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz mas ando com muita curiosidade de experimentar este pudim!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Adoro pudins e este está com uma cor maravilhosa!
    Hummm que vontade de dar uma dentadinha :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.  

INGREDIENTES:
700 tiras de choco
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 Lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
2 cenouras médias
100 g de ervilhas congeladas
6 batatas




Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha.
Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m.
Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m.
Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana. 
Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p. 
Logo, não há inspiração que aguente!
Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :)

INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal


No copo da bimby, coloque todos os ingredientes e progr…

Bolinhos Secos

Descobri por acaso esta receita quando andava à procura de outra, no meu caderninho. Há tanto tempo que não a fazia que até me já tinha esquecido dela. Esta foi uma das primeiras receitas que fiz, ainda adolescente, e na altura eram amassados à mão.

Agora são muito mais fáceis de fazer com a bimby como ajudante :) E ficaram tal e qual como me lembrava. Fiz este bolinhos no sábado de manhã para o lanche das pequenas e de uma amiguinha que veio cá brincar com elas nessa tarde. Só vos posso dizer uma coisa: não sobrou nem um! Num instantinho as miúdas devoraram todos os bolinhos. Eu só comi um e foi o que provei para ver se tinham ficado bons. Parece-me que vou ter de fazer mais :)
INGREDIENTES:
1 clara
3 gemas
250 g de farinha
1 c de chá de fermento
125 g de açúcar
125 g de margarina à temperatura ambiente



No copo da bimby coloque a borboleta e deite a clara. Programe 1m30s /vel 4, sem copo na tampa.
Retire a borboleta, junte as gemas e o açúcar e programe 2m / vel 4 e coloque o copo na…