Avançar para o conteúdo principal

Pudim de Pão


Apresento-vos o meu primeiro pudim!

É verdade, nunca tinha feito um pudim, dá para acreditar? Ou melhor o único pudim que costumo fazer é o da Boca Doce, pois é sempre o que as miúdas e o marido querem. Sempre que falo em fazer um pudim caseiro torcem logo o nariz. E uma vez que pudim também não é uma das minhas sobremesas favoritas, apesar de gostar, a vontade de o fazer acaba logo por morrer na praia.

Mas, há alguns dias atrás, num almoço num restaurante, quis o destino que o marido comesse pudim de pão. E gostou! E este fim de semana, como tinha pão duro para lhe dar destino, decidi-me! É desta que vou dar uso à forma de pudim que está há anos no armário à espera. E resolvi fazê-lo na Bimby.

O pudim ficou muito bom, mas não correu na perfeição, pois saiu um pouco por fora. :(

Confesso que me assustei quando abri a panela pois pensei que a água tinha entrado na forma e o pudim estaria estragado, apesar de não ter colocado muita água já para prevenir a situação. Mas quando o tirei percebi que estava sequinho e que na realidade tinha era saído por fora.

Como foi o meu primeiro, não cheguei a perceber se é a forma que é pequena (há formas de vários tamanhos ou é standard?) ou se a quantidade é que era muita. 

Enfim, seja como for, ficou aprovado pelos "esquisitinhos" cá de casa :) Irei voltar a fazer, mas da próxima vez farei no forno numa forma de bolo a ver se a coisa corre melhor.



Ingredientes:
250 g de pão duro (de 2 ou 3 dias)
750 ml de leite
1 laranja
220 g de açucar
50 g de manteiga
5 ovos
Caramelo liquido



Corte o pão em fatias muito finas. Reserve.

Na bimby leve o leite a aquecer, na temp 100ºC / Vel 1 / 5 min. Quando estiver quente deite o leite por cima do pão e deixe repousar uns 10 min.

Passado esse tempo verta o pão com o leite na bimby e envolva bem durante uns segundos na vel. 4. Junte a manteiga e programe mais 30 seg / Vel 4.

Junte os ovos, o açucar, o sumo e a raspa da laranja. Programe 30 seg / Vel 4. Depois triture tudo muito bem indo progressivamente da vel 5 -7 - 9 durante uns segundos em cada.

Deite este preparado numa forma com caramelo e leve-o a cozer com tampa na panela de pressão em banho maria. Quando apitar, desligue ao fim de 20m. Deixe arrefecer e desenforme só depois frio.


Fonte: http://www.saborintenso.com/f86/pudim-pao-iv-25338/

Comentários

  1. Olá,
    Ca por causa quando temos pão já um bocado duro que minguém come também é aproveitado para fazer pudim de pão :P

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amaderensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. o pudim de pão ficou com muito bom aspecto, já comia uma fatia!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá CC,

    Também tens esquisitinhos, não é ? :)
    Junta-te a mim, embora no meu caso seja somente a filhota ! :)

    Para primeira vez penso que te saíste muitissimo bem, o teu pudim de pão tem uma cor linda e uma consistência que parece fantástica, mesmo que tenha vindo por fora.
    Sim, há vários tamanhos de formas de pudim, não sei é qual é a maior ! :(

    Beijinhos*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz mas ando com muita curiosidade de experimentar este pudim!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Adoro pudins e este está com uma cor maravilhosa!
    Hummm que vontade de dar uma dentadinha :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,