Avançar para o conteúdo principal

Escangalhado de Maçã


Neste Natal, decidi juntar à lista dos doces a fazer, o Escangalhado de Maçã. Já o tinha descoberto à algum tempo no Blog Eu sou Gulosa e estava na minha "to do list" à espera de uma oportunidade. 

Claro que em primeira instância fui atraída pela visão, mas quantas vezes vejo um doce, bolo ou refeição que me parece tão apetitosa e após saber o que contem perde para mim todo o interesse. Ou também o contrário, o aspecto até nem é por aí alem de apelativo, mas ao saber a conjugação de sabores até cresce água na boca.

E claro também há situações em que nada disto bate certo. Por exemplo, na ultima visita da tia do meu marido cá a casa, ela trouxe uma tarte, que apesar de estar lindíssima, assim que a vi percebi que era de maracujá. Ora, eu não gosto de maracujá, e vi logo a minha vidinha andar para trás. Como é óbvio vi-me obrigada a provar a dita tarte. Seria muita indelicadeza da minha parte, para não lhe chamar outra coisa, não o fazer. À cautela tirei uma pequeníssima fatia, para o sacrifício ser menor e dei aquela desculpa da praxe "estou muito cheia, por agora vou só comer um bocadinho para provar". E não é que o paladar me surpreendeu e simplesmente adorei. Confesso se tivesse visto esta tarte num blog não lhe teria dado muita atenção.

E esta receita, como sempre, começou primeiro pela visão, mas o que me fez realmente guardá-la, tais como muitas receitas que tenho em lista de espera, foi a conjugação de sabores. Assim que li a receita, as minhas papilas gustativas começaram logo a salivar só de imaginar o sabor da maçã, com a canela, as nozes e o mel. E devo dizer que não me enganei. É simplesmente divinal! Será certamente presença obrigatória nos próximos natais. E não só! O único senão deste bolo é que não conseguimos ficar apenas numa fatia :)

Por este motivo, foi a receita eleita para participar no passatempo do Blog Limited Edition em parceria com a Alecrim aos Molhos, dedicado aos 5 sentidos e eu escolhi o Paladar.


Ingredientes:
Massa:
500 g de Farinha Nacional para Pão Brioche
220 ml de água

Creme:
200 g de leite
2 ovos
60 g de açucar
20 g de maisena
20 g de manteiga
1 c. chá de aroma de baunilha

Recheio:
3 maças cortadas em pedaços pequenos
1/2 chav de chá de flocos de aveia
1/2 chav de chá de nozes
Passas q.b (não coloquei muitas, pois não sou muito apreciadora)
1/ chav de chá de açúcar amarelo
2 c de sopa de mel
2 c de chá de canela

Pincelar e Decoração
1 ovo
Açúcar em pó



Massa:

Coloque na cuba da MFP a água, a farinha e escolher o programa Massas levedas. Na minha maquina demora sensivelmente 1h50. Este programa efetua a mistura dos ingredientes e a 1ª levedação.

Creme:
No copo da Bimby, coloque o leite e os restantes ingredientes, incluindo a essência de baunilha. Programe 10 min./ temp.90°/ vel.4. Reserve.

Recheio:
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture tudo com as mãos, para o mel se infiltrar na maçã.

Montagem:
Cubra a superfície onde vai esticar a massa com farinha. Retire a massa da cuba, polvilhe com farinha sempre que seja necessário até formar uma bola. Com a ajuda do rolo estique até formar um retângulo.

Em seguida cubra o retângulo de massa com todo o recheio e em seguida coloque colheradas de creme pasteleiro.

Enrole a massa como se fosse uma torta com recheio, aperte apenas o suficiente para manter o recheio. Corte o rolo em fatias com 3 a 4 cm de largura.

Num tabuleiro de silicone ou com papel vegetal posicione as fatias meio por meio, simulando o efeito de uma trança.

Leve ao forno a levedar a 2ª vez, durante 30 minutos temperatura 50°C. Após os 30 minutos, pincele com a gema de ovo, aumente a temperatura para os 180°C e deixe no forno até ficar coradinho, aproximadamente 25 a 30 minutos.

Depois de frio, retire para uma travessa e polvilhe com açúcar em pó.

Comentários

  1. Hum... que aspecto delicioso! Adoro este tipo de bolinhos!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e com esses ingredientes eu ia adorar.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei e fiquei cheia de vontade de experimentar! Muito obrigada por esta deliciosa participação no meu passatempo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma verdadeira delícia, cheio de sabores e muita cor.

    Beijos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso!!! Adorei :)
    Nunca fiz um escangalhado, mas fiquei cheia de vontade de experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Fabulosa participação, pois este escangalhado está super tentador e apetitoso!
    Beijinhos grandes e feliz 2014,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Ficou realmente com muito bom aspeto. Dá mesmo vontade de fazer.
    Bjs e Bom Ano 2014

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.  

INGREDIENTES:
700 tiras de choco
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite
1 Lata de tomate pelado
1/2 pimento vermelho
1 dl de vinho branco
2 cenouras médias
100 g de ervilhas congeladas
6 batatas




Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha.
Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m.
Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m.
Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana. 
Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p. 
Logo, não há inspiração que aguente!
Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :)

INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal


No copo da bimby, coloque todos os ingredientes e progr…

Bolinhos Secos

Descobri por acaso esta receita quando andava à procura de outra, no meu caderninho. Há tanto tempo que não a fazia que até me já tinha esquecido dela. Esta foi uma das primeiras receitas que fiz, ainda adolescente, e na altura eram amassados à mão.

Agora são muito mais fáceis de fazer com a bimby como ajudante :) E ficaram tal e qual como me lembrava. Fiz este bolinhos no sábado de manhã para o lanche das pequenas e de uma amiguinha que veio cá brincar com elas nessa tarde. Só vos posso dizer uma coisa: não sobrou nem um! Num instantinho as miúdas devoraram todos os bolinhos. Eu só comi um e foi o que provei para ver se tinham ficado bons. Parece-me que vou ter de fazer mais :)
INGREDIENTES:
1 clara
3 gemas
250 g de farinha
1 c de chá de fermento
125 g de açúcar
125 g de margarina à temperatura ambiente



No copo da bimby coloque a borboleta e deite a clara. Programe 1m30s /vel 4, sem copo na tampa.
Retire a borboleta, junte as gemas e o açúcar e programe 2m / vel 4 e coloque o copo na…