Avançar para o conteúdo principal

Escangalhado de Maçã


Neste Natal, decidi juntar à lista dos doces a fazer, o Escangalhado de Maçã. Já o tinha descoberto à algum tempo no Blog Eu sou Gulosa e estava na minha "to do list" à espera de uma oportunidade. 

Claro que em primeira instância fui atraída pela visão, mas quantas vezes vejo um doce, bolo ou refeição que me parece tão apetitosa e após saber o que contem perde para mim todo o interesse. Ou também o contrário, o aspecto até nem é por aí alem de apelativo, mas ao saber a conjugação de sabores até cresce água na boca.

E claro também há situações em que nada disto bate certo. Por exemplo, na ultima visita da tia do meu marido cá a casa, ela trouxe uma tarte, que apesar de estar lindíssima, assim que a vi percebi que era de maracujá. Ora, eu não gosto de maracujá, e vi logo a minha vidinha andar para trás. Como é óbvio vi-me obrigada a provar a dita tarte. Seria muita indelicadeza da minha parte, para não lhe chamar outra coisa, não o fazer. À cautela tirei uma pequeníssima fatia, para o sacrifício ser menor e dei aquela desculpa da praxe "estou muito cheia, por agora vou só comer um bocadinho para provar". E não é que o paladar me surpreendeu e simplesmente adorei. Confesso se tivesse visto esta tarte num blog não lhe teria dado muita atenção.

E esta receita, como sempre, começou primeiro pela visão, mas o que me fez realmente guardá-la, tais como muitas receitas que tenho em lista de espera, foi a conjugação de sabores. Assim que li a receita, as minhas papilas gustativas começaram logo a salivar só de imaginar o sabor da maçã, com a canela, as nozes e o mel. E devo dizer que não me enganei. É simplesmente divinal! Será certamente presença obrigatória nos próximos natais. E não só! O único senão deste bolo é que não conseguimos ficar apenas numa fatia :)

Por este motivo, foi a receita eleita para participar no passatempo do Blog Limited Edition em parceria com a Alecrim aos Molhos, dedicado aos 5 sentidos e eu escolhi o Paladar.


Ingredientes:
Massa:
500 g de Farinha Nacional para Pão Brioche
220 ml de água

Creme:
200 g de leite
2 ovos
60 g de açucar
20 g de maisena
20 g de manteiga
1 c. chá de aroma de baunilha

Recheio:
3 maças cortadas em pedaços pequenos
1/2 chav de chá de flocos de aveia
1/2 chav de chá de nozes
Passas q.b (não coloquei muitas, pois não sou muito apreciadora)
1/ chav de chá de açúcar amarelo
2 c de sopa de mel
2 c de chá de canela

Pincelar e Decoração
1 ovo
Açúcar em pó



Massa:

Coloque na cuba da MFP a água, a farinha e escolher o programa Massas levedas. Na minha maquina demora sensivelmente 1h50. Este programa efetua a mistura dos ingredientes e a 1ª levedação.

Creme:
No copo da Bimby, coloque o leite e os restantes ingredientes, incluindo a essência de baunilha. Programe 10 min./ temp.90°/ vel.4. Reserve.

Recheio:
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture tudo com as mãos, para o mel se infiltrar na maçã.

Montagem:
Cubra a superfície onde vai esticar a massa com farinha. Retire a massa da cuba, polvilhe com farinha sempre que seja necessário até formar uma bola. Com a ajuda do rolo estique até formar um retângulo.

Em seguida cubra o retângulo de massa com todo o recheio e em seguida coloque colheradas de creme pasteleiro.

Enrole a massa como se fosse uma torta com recheio, aperte apenas o suficiente para manter o recheio. Corte o rolo em fatias com 3 a 4 cm de largura.

Num tabuleiro de silicone ou com papel vegetal posicione as fatias meio por meio, simulando o efeito de uma trança.

Leve ao forno a levedar a 2ª vez, durante 30 minutos temperatura 50°C. Após os 30 minutos, pincele com a gema de ovo, aumente a temperatura para os 180°C e deixe no forno até ficar coradinho, aproximadamente 25 a 30 minutos.

Depois de frio, retire para uma travessa e polvilhe com açúcar em pó.

Comentários

  1. Hum... que aspecto delicioso! Adoro este tipo de bolinhos!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e com esses ingredientes eu ia adorar.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei e fiquei cheia de vontade de experimentar! Muito obrigada por esta deliciosa participação no meu passatempo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma verdadeira delícia, cheio de sabores e muita cor.

    Beijos
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso!!! Adorei :)
    Nunca fiz um escangalhado, mas fiquei cheia de vontade de experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Fabulosa participação, pois este escangalhado está super tentador e apetitoso!
    Beijinhos grandes e feliz 2014,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. Ficou realmente com muito bom aspeto. Dá mesmo vontade de fazer.
    Bjs e Bom Ano 2014

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,