Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Iogurte com Pepitas de Chocolate



Tenho por hábito seguir sempre uma receita, às vezes na totalidade, outras vezes com algumas alterações, mas a base da mesma está sempre lá. 

Desta vez foi diferente. Queria gastar um resto de pepitas de chocolate e um iogurte que estavam a acabar o prazo e pensei cá para comigo que ficariam muito bem os dois juntos. Como não tinha nenhuma receita e também não me apeteceu ir pesquisar, achei que estava na altura de arriscar e inventar uma. O objectivo era as pepitas ficarem espalhadas pelo bolo, mas como se pode ver ficaram todas em cima (ou melhor em baixo, eu é que deixei  o bolo voltado ao contrário)

Seja como for estou muito satisfeita com o meu primeiro bolo inventado do princípio ao fim. Ficou muito saboroso e fofinho. O contraste do doce do bolo com o sabor semi amargo das pepitas ficou perfeito. Desapareceu num instante - a foto de baixo foi tirada pouco depois do bolo arrefecer o suficiente para se  poder comer. Se me descuidasse mais um pouco não tinha bolo para tirar foto :)

INGREDIENTES
4 ovos
180 g de açúcar
1 iogurte natural
150 ml de óleo
200 g de farinha
1 c. de chá de fermento
50 g de pepitas de chocolate



Bimby
No copo da bimby coloque os ovos com o açúcar e programe 4 m / temp 37ºC / Vel. 4. Quando terminar programe mais 4 min / Vel. 4.

Junte o iogurte e o óleo e programe 30 s / Vel. 4.  Junte a farinha e o fermento e programe mais 30 s / Vel. 4. 

Retire o copo da bimby, junte as pepitas de chocolate e envolva com uma espátula. Deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.


Tradicional
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até ficar num creme esbranquiçado. Junte o iogurte e bata mais um pouco.

De seguida, acrescente o óleo, a farinha e o fermento, alternadamente e volte a bater por mais uns segundos.

Por fim, junte as claras em castelo e as pepitas de chocolate e envolva com cuidado com uma espátula. 

Deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,

Sopa de Beringela

Por norma cá em casa há sempre sopa, mais que não seja para as miúdas. Não é obrigatório comerem todos os dias, mas tento que comam sopa na maioria deles. Ora, isso implica fazer 2, às vezes 3 sopas, por semana.  Eu sei que há quem faça uma panela de sopa para a semana - é muuuuito mais prático. Mas cá em casa é tudo muito enjoadinho lol. O marido e as filhas adoram sopa, mas após comer 2 vezes a mesma sopa já não querem mais. Eu, confesso, não sou apreciadora de sopas - Há 2 ou 3 que me sabem divinamente, as restantes comem-se, por isso repetir muitas vezes a mesma sopa também não me agrada muito :p.  Logo, não há inspiração que aguente! Numa tentativa de variar e de agradar a todos, principalmente as miúdas, resolvi fazer sopa de beringela e  não é que ficou muito saborosa e aveludada? Aprovadíssima por todos, até por mim, imaginem :) INGREDIENTES: 1 Beringela pequena 1 cebola 1 cenoura 1/2 courgette 3 batatas médias Azeite Sal No copo d