Avançar para o conteúdo principal

Lombo de Porco Enrolado em Massa Folhada


Ainda do fim de ano. Esta receita foi o nosso jantar. Como ia trabalhar no dia 31 e já iria chegar tarde a casa queria algo diferente, mas que ou fosse rápido ou pudesse preparar na véspera. Depois de muito pensar a opção recaiu na segunda hipotese. Ou seja esta receita dá para preparar tudo no dia anterior e no próprio dia basta levar ao forno 30  a 40 minutos apenas para cozer a massa.

INGREDIENTES (8 pessoas):
1 lombo de porco com cerca de 2kg
1 cebola
1 copo de vinho do porto
100g margarina
Maisena
1 placa de massa folhada rectangular
2 embalagens de cogumelos frescos
250 g de bacon cortado às tirinhas
2 dentes de alho
Sal
Pimenta
Azeite
gema de ovo



De véspera
Tempere o lombo com sal e pimenta. Derreta a margarina e aloure o lombo de ambos os lados para selar a carne. Depois junte a cebola picada, o vinho do porto e um copo de água. Deixe cozer durante cerca 1h30 a 2 horas, voltando a carne de vez em quando. 

Assim que a carne estiver pronta, retire para uma travessa para arrefecer e reserve. No molho da carne junte 2 a 3 colheres de sopa de maisena e deixe ferver durante uns minutos para encorpar um pouco. Retire para uma molheira e reserve.

Entretanto, numa frigideira larga, coloque o azeite e os alhos picados e deixe alourar. Junte o bacon e frite-o durante alguns minutos por fim junte os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe cozer. Depois de prontos deixe arrefecer e reserve.

No dia
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Estenda a massa folhada de forma a cobrir a carne toda. Por cima coloque 2/3 da mistura de cogumelos e bacon. Coloque o lombo em cima e no topo do lombo coloque a restante mistura. Enrole a massa á volta da carne e pincele-a com gema de ovo. Leve ao forno num tabuleiro até a massa ficar douradinha e para aquecer a carne (cerca de 40 m). Entretanto aqueça o molho.

Acompanhe a carne fatiada com arroz, batatas nousettes assadas, salada e o molho da carne.  

Comentários

  1. Está com um aspeto muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de lombo assim!! Ficou com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro massa folhada e assim com o lombo ficou excelente.
    Bom fim e semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo! Gosto muito deste tipo de pratos...
    Beijinhos e bom fim de semana!
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Olá CC :)

    O teu lombo ficou com uma aparência espectacular, adorei o facto de ter sido feito com a massa folhada, dá-lhe um aspecto diferente de delicioso ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    Gostei muito do seu blog. tem receitas maravilhosas.
    Este lombo de porco está com um aspecto magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Excelente aspecto, devia estar delicioso!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Uma ótima sugestão, o folhado fica aí muito bem :) ficou lindo
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,