Avançar para o conteúdo principal

Sapateira recheada


Este é um dos nossos petiscos preferidos e gostamos da sapateira o mais natural possivel, por norma junto apenas alguns molhos para lhe dar uma cremosidade e a gema de ovo para relaçar o sabor das ovas.

INGREDIENTES:
1 sapateira cozida
1 gema de ovo cozida
Maionese
Cerveja (facultativo, nem sempre ponho)
Mostarda (uma pitada)






Separe a carapaça do resto do corpo. Reserve a parte das patas.
Comece a arranjar a parte da carapaça retirando toda a parte folhada, a película existente e a parte da boca, eliminando tudo.
Retire o conteudo da carapaça para uma tigela, junte a gema de ovo, a mostarda, um pouco de cerveja e um pouco de maionese (a quantidade depende do gosto e se a sapateira está mais cheia ou menos cheia). Mexa muito bem e caso seja necessário vá juntando maionese até ter a consistência desejada.
Coloque o recheio na casca e prepare as patas, retirando as partes folhosas e separando as bocas e patas do resto do corpo. Parta o corpo em 4 partes.
Sirva a sapateira numa travessa já com as bocas ligeiramente partidas, ou se preferir, parta-as na mesa.



Comentários

  1. Que aspecto tão tentador, adoro o molho que se faz com a sapateira, com umas tostinhas ou pão caseiro torrado sabe pela vida.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Um petisco que aprecio muito.
    Esta uma maravilha.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca preparei, mas a tua ficou com um aspecto bem tentador! ;)
    Bjs
    paula

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Choco Estufado com Ervilhas e Batatas

Já não fazia esta receita à imenso tempo. Na roda viva que é o dia a dia a falta de inspiração impera  e acabamos por cair sempre nos mesmos menus, esquecendo-nos de outros tão simples como este.   INGREDIENTES: 700 tiras de choco 1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite 1 Lata de tomate pelado 1/2 pimento vermelho 1 dl de vinho branco 2 cenouras médias 100 g de ervilhas congeladas 6 batatas Num tacho refogue a cebola e os alho bem picados com o azeite. Quando a cebola estiver macia junte a lata de tomate pelado e o meio pimento vermelho às tiras. Deixe refogar mais uns minutos. Triture tudo com a varinha. Corte as tiras de chocos em cubos e junte ao refogado. Regue com o vinho branco, tempere com o sal e deixe cozer cerca de 15m. Junte as ervilhas e as cenouras cortadas aos cubos e coza durante mais 10m. Por fim junte as batatas cortadas aos cubos, rectifique os temperos e coza durante 15 m.

Bolo Recheado com Natas e Calda de Morango

Fiz este bolo para o aniversário do meu sogro à seculos! Ficou tão bom! Eu, que nem aprecio bolos com fruta, adorei!  Claro que o tinha de o colocar aqui para não perder a receita. Mas o tempo tem sido escasso e tenho adiado, adiado...  Esta receita foi retirada do blog "Casinha da Formiga" Ingredientes : 7 ovos 3 colheres de sopa de água morna 240 g de açúcar 150 g de farinha com fermento Calda : 400 g de morangos 150 g açúcar Sumo 1/2 limão Decoração : 400 ml de natas Açúcar q.b. Morangos q.b. Confeção : Pré aqueça o forno a 180°C. Bata os ovos com a água morna durante alguns minutos até ficar bem misturado.  Junte o açúcar e bata tudo durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa. Por fim, envolver a farinha peneirada delicadamente com uma colher de pau. Coloque numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 30 minutos ou até estar cozido. Faça o teste do palito. Desen

Língua de Porco com Ervilhas

Ora aqui está um prato que já não fazia há algum tempo: Língua estufada. Desta vez resolvi juntar-lhe umas ervilhas. Por norma faço estufada só no molho de tomate ou em feijoada. As ervilhas deram mais cor e sabor ao prato. Ficou aprovado. INGREDIENTES: 3 línguas de porco Azeite 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro 100 g de tomate pelado 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2,5 dl de vinho branco Ervilhas q.b. Sal q.b. Puré de Batata 1 kg de Batatas 350 g de leite 50 g de margarina sal . Coloque as línguas num tacho com água a ferver durante alguns segundos, retire-as e raspe-as bem raspadinhas.  Num tacho, leve ao lume o azeite, a folha de louro, a cebola e os alhos picados. Quando a cebola estiver lourinha, junte o tomate pelado e a polpa de tomate e deixe refogar mais uns minutos. Junte as línguas ao refogado, o vinho branco, água e sal. Deixe estufar durante 1 hora. Junte as ervilhas e deixe cozinhar mais 15 minutos. Entretanto,